ORGANIZAÇÃO MACRORREGIONAL DO ESPAÇO MUNDIAL


Considerando as rodadas de negociações sobre o GATT (Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio), concebido em 1947, analise as afirmativas abaixo.

 

I- A primeira rodada de negociações tarifárias, deu-se em Genebra, em 1947, na qual 23 países, com a exclusão do Brasil, participaram do acordo.

II- A terceira rodada foi em Torquay, Reino Unido e a quarta rodada em Genebra em 1955, discutia-se apenas eliminação de barreiras ao comércio.

III- A sétima rodada em Tóquio, 1974, contou com a reforma do sistema jurídico do GATT e de acordos para redução de barreiras ditas não tarifárias.

IV- A oitava rodada, no Uruguai, foi a mais importante em relação às negociações no âmbito do GATT, porque prescreveu a criação da OMC.

 

É correto o que se afirma em:


II e III, apenas.


I, apenas.


I e IV, apenas.


III, apenas.


II, III e IV, apenas. 

A partir de 1979, o Banco Central dos Estados Unidos da América passou a adotar uma política monetária restritiva. Para tanto tornou mais restritas as condições de crédito e elevou as taxas de juros. Isso significou que os Estados Unidos passaram a absorver a liquidez internacional.

Como resultado do quadro acima descrito os países em desenvolvimento apresentaram sérios problemas com a dívida externa. O país que teve problemas a ponto de interromper pagamento da dívida externa foi:


Paraguai. 


México.


Brasil.


Chile.


Peru.

As reformas liberalizantes dos anos 1990 (privatizações e aberturas comercial e financeira), juntamente com a apreciação cambial e taxa de juros elevada, impactaram fortemente a dinâmica macroeconômica do país. Em relação aos efeitos dessas reformas, julgue as seguintes afirmações:

I- Aumento da vulnerabilidade externa, em razão de déficits nas transações correntes e da instabilidade dos influxos líquidos de capital externo.

II- Limites à elevação de preços nos ramos produtores de bens comercializáveis, contribuindo para o combate à inflação.

III- Barateamento das tarifas de serviços públicos.   

IV- Elevação da dívida pública interna e da dívida externa privada.

V- Aumento da produtividade do trabalho nas empresas privatizadas.  

São corretas as afirmações:


IV e V, apenas.


I e II, apenas.


III e IV, apenas.


I, II, III, IV e V. 


I, II, IV e V, apenas.

Na tentativa de superar as dificuldades regionais, os governos de Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru assinaram, em 1969, o acordo de Cartagena, criando:


 Apec.


Mercosul.


Nafta.


Pacto Andino.


Asean.

A decisão do Brasil de elevar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos importados foi questionada durante reunião do comitê de acesso a mercados da Organização Mundial do Comércio (OMC). Durante o encontro, representantes de Japão, Austrália, Coreia do Sul, Estados Unidos e União Euro- peia – que abrigam algumas das maiores montadoras do mundo – pediram à delegação brasileira explicações sobre a medida.

(http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/10/14/paises-exportadores-de-veiculos-reclamam-na-omc-do-aumento-do-ipi-925586226.asp#ixzz1cQB0V2Hq).

 Considerando o texto acima é possível afirmar que para defender as indústrias nacionais, as medidas adotadas podem ser entendidas como:


Liberalista. 


Protecionista.


Retaliação comercial.


Sanções econômicas.


Restrições às exportações.

No início dos anos 80, a economia brasileira passava por um momento de extrema crise, com causas centradas principalmente no endividamento externo do país, além de uma inflação que corroía todo poder de compra da população. Com efeitos mais danosos sobre aqueles que possuíam renda reduzida.

Considerando esse contexto analise as afirmativas abaixo.

I- O Brasil adotou medidas que reduziu gastos públicos, aumento da taxa de juros interna e restrição ao crédito e redução do salário real, que além de diminuir a demanda agregada interna possibilitou a geração de maiores excedentes para a exportação.

II- O Brasil, promoveu a desvalorização da moeda nacional e o estímulo ao aumento da competitividade da indústria nacional via redução de alguns preços públicos e o oferecimento de subsídios à exportação.

III- O Brasil passou por uma grave recessão interna em 1981 e 1983, e baixo crescimento em 1982, com forte queda na produção de bens e serviços, aumento no nível de desemprego e redução na renda per capita.

Estão corretas as afirmativas:


II, apenas.


I, II e III. 


III, apenas.


I e II, apenas.


I, apenas.

No contexto delineado para a economia mundial a partir principalmente da segunda metade dos anos 1980, com alto nível de globalização sob todos os aspectos, as crises foram se tornando cada vez mais fenômenos mundiais. Diante desse quadro o Brasil  sofreu com os efeitos  das crises dos últimos anos. Analise as afirmativas apresentadas abaixo considerando o contexto das crises financeiras internacionais que afetaram a economia brasileira:  

I-            Crise do México e Asiática.

II-           Crise da Inglaterra.

III-          Crise da Rússia.

IV-          Crise da Argentina.

V-           Crise global de 2008 com origem na economia norte-americana.

As afirmativas que apresentam crises internacionais que afetaram o Brasil estão contidas em: 


I, apenas.


I, II, III e V, apenas.


I, III, IV e V, apenas. 


II, apenas.


III, apenas.

“A bandeira azul, salpicada de estrelas douradas, já pode ser vista junto às bandeiras nacionais de alguns países europeus. É a bandeira da EU – sigla da União Europeia, união econômica e monetária que reúne quinze países da Europa. Em conferências internacionais, a posição da EU substitui a voz individual de seus associados. O valor do euro, moeda única, já vinha expresso nas mercadorias antes mesmo de entrar em circulação em janeiro de 2002. Nenhum bloco econômico atingiu ou pretende, por enquanto, atingir o grau de integração dos países da união Europeia. Foi preciso um longo caminho para chegar a essa situação.

(ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia. São Paulo: Editora Ática, 2003. 251 p.)

 

Considerando o longo caminho histórico que foi necessário para constituição da União Europeia analise as afirmativas abaixo.

 

I-             No dia 18 de abril de 1951, a Alemanha e outros cinco países europeu fundaram a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA ou “Montanunion”), com o objetivo de coordenar a produção de ambos os produtos em nível suprarregional.

 

II-            O acordo assinado a 18 abril de 1951, criava as bases do que acabou se desenvolvendo na Comunidade Econômica Europeia e, mais tarde, União Europeia. Seus fundadores foram Bélgica, Holanda, Itália e Luxemburgo, Alemanha e França.

 

III-          Benelux teve sua criação em 1958 e foi extinta em 1992. A associação foi criada com o objetivo de estabelecer uma política de comércio exterior comum aos três países, que lhe permitisse negociar livremente produtos, trabalhadores, serviços e capital.

 

IV-          O Mercado Comum Europeu foi criado pelo Tratado de Roma, assinado em 1957, e previa que, em doze ou até quinze anos, estaria configurado o mercado comum. O mercado comum foi configurado em meados de 1968.

 

V-           O Tratado de Maastricht foi um marco no processo de unificação europeia, fixando que à integração econômica até então existente entre diversos países europeus se somaria uma unificação política. O resultado mais evidente foi a utilização do termo atual EU.

 

É correto o que se afirma em:


I, III e IV, apenas.


II, IV e V, apenas.


II e III, apenas.


I, II, III, IV e V.


I e II, apenas.

Possui representantes dos setores econômicos e sociais para legitimar a criação de um a norma do Mercosul. Nele estão representantes dos sindicatos, empresários, ONGS, federações de comércio e de indústria, entre outros. É consultado toda vez que uma norma for criada, para que se saiba a opinião da sociedade sobre aquilo que vai ser criado.

As características acima descritas podem ser vinculadas ao órgão institucional do Mercosul denominado:


Foro Consultivo Econômico-Social


Comissão de Comércio do Mercosul


 Conselho do Mercado Comum.


Grupo Mercado Comum.


Comissão Parlamentar Conjunta

No documento, Caracas “rechaça categoricamente as manobras e farsas antijurídicas (...) que pretendem vender a infame história sobre o não cumprimento pela Venezuela dos compromissos assumidos no Protocolo de Adesão ao Mercosul”. No dia 13 de agosto de 2016, o governo Brasileiro divulgou nota afirmando que os “membros-fundadores do Mercosul terão diante de si a complexa tarefa de definir as medidas jurídicas aplicáveis” contra a Venezuela, pelo fato de não ter cumprido todas as exigências necessárias para se incorporar ao bloco como membro pleno.

(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/08/1803567-venezuela-diz-que-brasil-argentina-e-paraguai-violam-tratados-do-mercosul.shtml. Acesso em: 22 ago. 2016).

Pode-se afirmar que que são membros fundadores do Mercado Comum do Sul (Mercosul):


Brasil, Peru, Colômbia e Paraguai.


Brasil, Argentina, Peru e Chile.


Brasil, Chile, Equador e Uruguai.


Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.


Brasil, Chile, Peru e Colômbia.

Páginas: 12345678